Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Direito Previdenciário: aposentadoria, auxílio ou benefício para os portadores de HIV

INSS altera critério para concessão de benefícios a portadores de HIV.

Direito Previdencirio

Nesse tópico responderei uma dúvida relacionada ao Direito Previdenciário:

Sou contribuinte do INSS, gostaria de saber em caso de diagnóstico de HIV+, quando e como devo fazer para pleitear minha aposentadoria.

Sabemos que a AIDS é uma doença crônica degenerativa, que tira do doente a capacidade natural para enfrentar os desafios diários.

Apesar dos avanços científicos, como é uma doença crônica e degenerativa, mesmo com todos os cuidados necessários, além da prática de vida saudável, a fragilidade causada pela doença faz com que os acometidos fiquem em situação desfavorável, razão pelo qual, várias alterações legislativas foram efetuadas com vistas a auxiliar no tratamento.

Assim, existem regras específicas para quem é portador do vírus e necessita do auxílio junto a previdência social. Inclusive, é importante destacar que em 2015, em razão da derrota em diversas demandas judiciais, o INSS alterou as regras para concessão administrativa dos benefícios, visando diminuir as demandas judiciais.

Desse modo, a avaliação da necessidade do segurado ou cidadão que necessita de auxílio, foram ampliadas permitindo aos peritos uma maior abertura para a concessão dos benefícios requeridos. Apesar de que ainda ocorrem muitas falhas, as quais poderão ser corrigidas via judicial se necessário.

Assim, respondendo a pergunta acima, após o diagnóstico e necessidade do portador da doença, ele deverá buscar administrativamente o benefício, caso seja negado, o próximo passo é a via judicial

Lembrando que o portador da doença poderá pleitear os seguintes benefícios previdenciários:

Direito Previdencirio

Direito Previdencirio

Direito Previdencirio

Sendo certo que a prestação dos serviços públicos no Brasil ainda são precários, assim é importante que, além de conhecer os seus direitos, saibam que, caso estes não sejam respeitados, que busquem a efetivação através da demanda judicial, infelizmente, muitas vezes, essa é a saída, já que administrativamente o pedido é indeferido ou mais moroso em razão das greves.

Caso tenha dúvida sobre direito de família ou previdenciário, entre em contato: advogadarenatafranca@gmail.com.

  • Sobre o autorEspecializadas em Direito de Família/Sucessão/ Empresarial e Previdenciário
  • Publicações36
  • Seguidores410
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2337
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-previdenciario-aposentadoria-auxilio-ou-beneficio-para-os-portadores-de-hiv/300444234

Informações relacionadas

Juri Descomplica, Bacharel em Direito
Artigoshá 4 anos

Tudo que você precisa saber sobre Direito Previdenciário

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)